Aluno Estrangeiro

O Programa de Pós-Graduação em Economia da UFBA oferece anualmente vagas no Mestrado e no Doutorado, cujo quantitativo é definido pelo Colegiado, para estudantes estrangeiros oriundos de países que mantenham acordo de Cooperação Cultural, Científica e Tecnológica com o Brasil. Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão ser cidadãos de país com o qual o Brasil mantenha acordos, não possuírem visto permanente no Brasil e comprovarem proficiência em Língua Portuguesa. As inscrições acontecem em período definido pelo Colegiado do PPGE.

Em relação às formas de custeio destes alunos no Brasil, os candidatos a alunos estrangeiros do PPGE deverão participar do Programa de Estudantes - Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da CAPES, onde concorrerão a bolsas para permanecer no país. Caso não sejam contemplados com bolsa PEC-PG, os alunos selecionados deverão cursar o Mestrado ou Doutorado com recursos próprios, ou com bolsa/auxílio de seu país, uma vez que a cota de bolsas do PPGE destina-se ao atendimento das demandas por parte dos alunos brasileiros.

O processo seletivo para os alunos estrangeiros ocorrerá em duas etapas e o PPGE/UFBA oferecerá, para o ano de 201602 (duas) vagas no Mestrado e 02 (duas) vagas no DoutoradoAs inscrições estarão abertas no período de 01 de junho a 31 de julho de 2015 e, na primeira etapa, os interessados deverão enviar, via correios, a seguinte documentação para análise e parecer deste Colegiado:

 

1) Diploma de graduação (para candidatos ao Mestrado) e Diploma de mestrado (para candidatos ao Doutorado). O diploma deverá estar devidamente autenticado pela autoridade consular brasileira no país de expedição do documento e traduzido por tradutor público juramentado para a Língua Portuguesa.

2) Histórico escolar com notas, traduzido para Língua Portuguesa.

3) Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS);

4) Curriculum Lattes atualizado;

5) Projeto escrito em Língua Portuguesa;

6) Passaporte atualizado.

 

OBS: Inscrições com documentação incompleta serão desconsideradas.

 

No segundo momento, após divulgação dos alunos selecionados, o PPGE encaminhará as Cartas de Aceite, as quais somente poderão ser enviadas após análise prévia dos projetos e parecer favorável do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Economia. Para efetivação das matrículas, os candidatos deverão encaminhar à Secretaria do PPGE os seguintes documentos complementares:

a) Documentos de Identificação/CPF;

b) Comprovante de Residência;

c) Formulário de Dados Cadastrais (com foto 3X4).

 

ENDEREÇO PARA POSTAGEM:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

Praça Treze de Maio, n. 06, 5º Andar, Sala 502.

Centro, Salvador-BA. CEP 40060-300.