Colaboração Internacional

Internacionalização

 
1. CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA, CIENTÍFICA E CULTURAL ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E A UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO, ANGOLA
 
Este convênio de cooperação tem por finalidade o desenvolvimento da colaboração entre professores e pesquisadores das duas instituições, no que concerne ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Contempla-se a promoção de eventos científicos, a orientação e coorientação de dissertações de mestrados e teses de doutorado e a participação em bancas examinadoras. À luz deste Convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural, celebrado entre a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Agostinho Neto na República de Angola, e por solicitação desta última instituição, através de Faculdade de Economia local, inaugurou-se desde 2011, uma linha de cooperação, em que o PPGE-UFBA assumiu a missão de implementar e fortalecer o curso de mestrado em economia da Universidade Agostinho Neto em Luanda, Angola. Essa tarefa tem sido desenvolvida em parceria com a Faculdade de Economia de Angola. 
 
Com base num plano de atividades de ensino e pesquisa previamente elaborados - PROJETO PEDAGÓGICO E REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ECONOMIA NA UAN - entre as duas instituições - coordenações dos respectivos programas de pós-graduação (UFBA - Brasil e UAN - Angola), sete professores PPGE-UFBA se deslocam anualmente à Luanda, onde ministram em nível de mestrado, disciplinas de Desenvolvimento Regional, Economia do Meio Ambiente, Políticas Públicas e Desenvolvimento, Organização Industrial, Estratégia Competitiva e Concorrência, Economia dos Recursos Hídricos e Economia da Energia. Além disso, há um plano de orientação em fluxo contínuo para os ingressantes regulares do curso, que conta com expressivo número de alunos, por ano.
 
Nas próximas etapas, ter-se-á a possibilidade de os mestrandos angolanos virem ao Brasil para participarem dos cursos ministrados por professores brasileiros. Além disso, o corpo docente do PPGE/UFBA tem tido a oportunidade de participar em núcleos de pesquisas socioeconômicas em Angola, o que sinaliza o grande potencial de transbordamento em termos do desenvolvimento da cooperação Brasil - África, em muitas outras dimensões de interesse mútuo dos dois países.
 
2. CONVÊNIO DE COTUTELA
 
Participação do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFBA) no Convênio de Cocutela entre a Universidad de Córdoba- UCO (Espanha) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
Aluno: Allan Tiefensee, que está cursando Doutorado na Universidad de Córdoba, no Departamento de Ciencias Sociales y Humanidades, Programa Recursos Naturales y Gestión Sostenible, tendo como tema de pesquisa: “Metodologia de autoavaliação agroecológica na dimensão socioeconômica” . 
 
Professora orientadora do PPGE/UFBA: Dra. Gilca Garcia de Oliveira
 
 
3. ALUNOS ESTRANGEIROS:
 
O PPGE/UFBA tem recebido alunos estrangeiros, tendo registrado a absorção oriundos de vários países, a exemplo, da Alemanha, Espanha, Argentina, EUA e de vários países da África através do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação.
 
Anualmente, o Programa oferece 02 (duas) vagas no Mestrado e 02 (duas) vagas no Doutorado para estudantes estrangeiros cujos países de origem mantenham acordo de Cooperação Cultural, Científica e Tecnológica com o Brasil. Em 2017, dois alunos estrangeiros foram titulados no mestrado, sendo um ingressando no curso de doutorado. 
 
Em 2018, as duas vagas do mestrado e do doutorado foram preenchida através do processo de seleção do PPGE. Foram inscritos e avaliados os seguintes candidatos:
 
3.1. Mestrado
 
Nome: Honesto Lima Carvalho Baguide
País de Origem: São Tomé e Príncipe
Área: Desenvolvimento Econômico
 
 
Nome: Sindy Daiane de La Cruz Sarmiento
País de Origem: Peru
Área: Desenvolvimento Econômico
Bolsista? -
 
3.2. Doutorado
 
Nome: Jerônimo Marcelino Dias
País de Origem: Guiné-Bissau
Área: Desenvolvimento Econômico
 
 
Nome: Lan Camus Siagbo
País de Origem: Benin
Área: Economia Aplicada
Bolsista? Sim - Capes
 
 
4. PROGRAMA DE DOUTORADO-SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) 
 
Iniciaram-se em 2017 as atividades de estágio de doutoramento no exterior, mediante a utilização de bolsas sanduíche, de alunos do doutorado do PPGE. Esta atividade é vista como de grande relevância, não apenas por permitir melhora da formação dos estudantes, como também para ajudar a aprofundar os laços do PPGE com instituições de ensino e pesquisa sediadas no exterior. Segue a lista dos doutorando de 2017 e de 2018 que foram beneficiados dom esse programa bolsa sanduíche.
 
4.1 DOUTORADO-SANDUÍCHE DO ALUNO PAULO AUGUSTO MEYER MATTOS NASCIMENTO. 
 
INSTITUIÇÃO: Australian National University – Camberra - Austrália
 
Ano: 2017.
 
Produto: Tese de Doutorado.
 
Título: Modelling income contingent loans for higher education student financing in Brazil.
 
Orientadora: Cláudia Sá Malbouisson Andrade do PPGE/UFBA.
 
Ano de defesa: 2018.
 
 
4.2 DOUTORADO-SANDUÍCHE DO ALUNO GEIDSON UILSON SEIXAS SANTNA EM 2017.
 
INSTITUIÇÃO: Centre for Health Economics – CHE da University of York (Reino Unido)
 
Ano: 2017.
 
Produto: Tese de Doutorado.
 
Título: A localização como um determinante do status de saúde em Salvador.
 
Orientador: Gervásio Ferreira dos Santos do PPGE/UFBA do PPGE/UFBA.
 
Ano de defesa: 2018.
 
 
4.3 DOUTORADO-SANDUÍCHE DA ALUNA JAMILLY DIAS DOS SANTOS EM 2017. 
 
INSTITUIÇÃO: University of Illinois, Urbana-Champaign Estados Unidos.
 
Ano: 2017.
 
Produto: Tese de Doutorado.
 
Título: Alocação Intertemporal de rendas de recursos naturais exauríveis para economias em desenvolvimento
 
Orientador: Andre Luis Mota dos Santos  do PPGE/UFBA.
 
Ano de defesa: 2018.
 
 
4.4 DOUTORADO-SANDUÍCHE DA ALUNA DANIELA LIMA RAMOS EM 2017.
 
INSTITUIÇÃO: University of Illinois, Urbana-Champaign Estados Unidos.
 
Ano: 2017.
 
Produto: Tese de Doutorado pendente.
 
Título:
 
Orientador:  Prof. Gervásio Ferreira dos Santos do PPGE/UFBA.
 
Ano de defesa: Pendente.
 
 
4.5 DOUTORADO-BOLSA SANDUICHE DO ALUNO LUCAS TRENTIN RECH.
 
INSTITUIÇÃO: University Of Greenwich - Londres
 
Ano: 2018.
 
Produto: Tese de Doutorado.
 
Título:
 
Orientador:  Paulo Antônio de Freitas Balanco do PPGE/UFBA.
 
Ano de defesa: matriculado em 2016 com previsão de defesa no prazo regulamentar.
 
 
5. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM 2018.
 
5.1 Artigos: a) “Desenvolvimento territorial, neodesenvolvimentismo” e Imperialismo: um debate sobre recentes aprofundamentos da dependência no Brasil”; b) “A insustentabilidade do modelo extrativista brasileiro: formas de resistência do movimento de pequenos agricultores (MPA) no Brasil”. Apresentado no XXXII Congresso da Associação latino-americana de Sociologia, com sede em Montividéo-Uruguai.
 
Autor: Prof. Daniel Lemos Jeziorny do PPGE/UFBA.
 
5.2 Artigo “ Índice de desenvolvimento como liberdade de uma proposta técnico-metodológica de análise” apresentado no 2018 HDCA Conference, com sede em Buenos Aires-Argentina.
 
Autora: Doutoranda Sarah Farias Andrade do PPGE/UFBA.
 
5.3 Artigo publicado em congresso,"Agglomeration economies, wages and spatial sorting of worker and firm". In: 58th ERSA Congress - European Regional Science Association, 2018, Cork. ERSA Cork 2018, 2018.
 
Coautorias: Prof. AZZONI, C. R. da Universidade de São Paulo (USP)e Profa. Profa. SILVA, Diana. L. G.do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE/UFBA).
 
5.4 Artigo “O caráter imperialista da economia do conhecimento e da informação” apresentado no, IV Encontro Internacional de Teoria do Valor Trabalho e Ciências Sociais, com sede em Brasília-DF.
 
Autora: Pós-doutoranda Elisabeth Moura Germano do PPGE/UFBA.
 
5.5 Prof. Vitor de Aráujo Filgueiras, participou do XIII Conferência da Global Labour University.
 
6. PESQUISA
 
A participação do PPGE no Programa de Internacionalização da UFBA – CAPES PRINT com 4 projetos de pesquisas a ser desenvolvidos a partir de 2019, sob o tema: “Restrições ao desenvolvimento econômico e à redução da desigualdade: preca rização do trabalho e a fragilização ambiental no capitalismo atual.” Os Projetos, a seguir, serão coordenados pesos seguintes professores do PPGE:
 
Projeto 1:  A Reforma Trabalhista no mundo
 
Prof. Uallace Moreira Lima
 
Projeto 2: Cooperação internacional Brasil-Espanha: sinergia institucional para o desenvolvimento rural sustentável
 
Projeto 3:  Desigualdade e o futuro da regulação do trabalho
 
Prof. Vitor Araújo Filgueiras
 
Projeto 4: Tecnologia, desemprego e “novas” formas de organização do trabalho
Proposta do PPGE-UFBA
 
Prof. Paulo Antonio de Freitas Balanco
 
7. Pós-Doutorado. 
 
Realização do Pos-doc do Professor Antônio Renildo Santana Souza.
 
Instituição: SOAS University of London (School of Oriental and African Studies), SOAS. 
 
País: Inglaterra.

 

Português, Brasil