Doutorado

 

 

O Curso de Doutorado em Economia do PPGE realiza, anualmente, uma seleção pública para absorção de candidatos conforme regras estabelecidades em edital próprio. Poderão candidatar-se a este Processo de Seleção, portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de Mestrado, brasileiros e estrangeiros. O número de vagas é definido anualmente pelo Colegiado do PPGE, mas, nos dois primeiros anos de funcionamento do Curso, o Doutorado registrou o ingresso de 10 (dez) alunos por ano. O processo seletivo acontece de  da seguinte forma:

 PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE ÁREA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

      O processo de seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Economia da UFBA, na área de Desenvolvimento Econômico, será realizado mediante duas fases:

   I - Avaliação do projeto de pesquisa;

         II - Avaliação curricular e entrevista

 

    DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE ÁREA: ECONOMIA APLICADA

  O processo de seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Economia da UFBA que optarem pela área de concentração de Economia Aplicada será realizado em duas fases:

   I - Prova objetiva presencial;

         II - Avaliação curricular e do projeto

No ato de inscrição, o candidato deve optar por uma das áreas de concentração do Programa e apresentar um projeto de pesquisa, com a definição clara da linha de pesquisa pleiteada. Não sendo permitido ao aluno, em nenhuma hipótese, que mude de área ou linha de pesquisa definida no ato da inscrição.

A estrutura curricular do PPGE está organizada em torno de duas áreas de concentração, sendo estas subdivididas em duas linhas de pesquisa, conforme demonstrado abaixo:

Área de Concentração 1 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

A) Linhas de Pesquisas:

A1 - Economia Política do Desenvolvimento

A2 - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

 

Área de Concentração 2 - ECONOMIA APLICADA

B) Linhas de Pesquisas:

B1 - Economia do Trabalho e da Empresa

B2 - Microeconomia e Macroeconomia Aplicada

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO

Os seguintes documentos deverão ser apresentados no ato da inscrição:

  1. Formulário de Inscrição preenchido, no formato disponível no site do PPGE (http://www.ppgeconomia.ufba.br).

  2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 115,00 (cento e quinze reais), a ser efetuado através de Guia de Recolhimento da União (GRU) – disponíveno site da SUPAC/UFBA.

  3. Fotocópia do Diploma ou Certificado de conclusão de curso de mestrado (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração). Será aceito o diploma, devidamente registrado, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para curso de mestrado concluído no exterior, será aceito apenas o diploma, desde que revalidado por instituição de ensino superior no Brasil. Todo documento expedido em língua estrangeira somente será considerado se traduzido para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.

  4. Fotocópia do Histórico Escolar do Mestrado (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração). No histórico escolar do candidato devem constar o número de créditos obtidos e as disciplinas em que o candidato foi aprovado.

  5. Uma foto 3x4.

  6. Fotocópia (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração) dos seguintes documentos: CPF, Cédula de Identidade, Título de Eleitor, comprovação da última votação ou certidão de quitação eleitoral e Carteira de Reservista (para candidatos do sexo masculino).

  7. Para candidato estrangeiro: fotocópia (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração) do Passaporte ou Registro Nacional do Estrangeiro, expedida pela Polícia Federal Brasileira.

  8. Cópia impressa do Curriculum Vitae, acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios (autenticados ou conferidos com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração).