EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PNPD/CAPES NO PPGE/UFBA

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO DA CAPES

 

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) torna público o presente edital para seleção de 1 (um) bolsista para realização de estágio pós-doutoral através do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), regulamentado pela Portaria nº 86/2013-CAPES, de 03 de julho de 2013. São bolsas concedidas com o objetivo de desenvolvimento de projetos de pesquisa e de fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação.

1.     Do objeto

1.1  Trata este edital do processo de seleção de bolsista PNPD, em conformidade com o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para 01 (uma) cota destinada ao PPGE/UFBA.

2.     Dos Objetivos do PNPD

2.1  A concessão da bolsa de pós-doutorado pelo PPGE/UFBA visa, primordialmente:

a)  promover a realização de estudos de alto nível;

b)  reforçar os grupos e linhas de pesquisa;

c)  promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelo PPGE/UFBA.

3.     Da modalidade de bolsa e valores

3.1  A modalidade disponível está prevista na letra “c” do inciso V do art. 5º da Portaria nº86/2013-CAPES, de 03 de julho de 2013, e tem o valor R$ 4.100,00 (isento do pagamento de imposto de renda).

4.     Dos requisitos e atribuições dos candidatos

4.1  Do candidato a bolsista exige-se:

a)  possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC;

b)  em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá possuir o reconhecimento de validação conforme dispositivo legal;

c)  disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico;

d)  não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

e)  estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, quando for o caso;

f)   caso o candidato docente ou pesquisador possua vínculo empregatício e seja selecionado, deverá apresentar o comprovante de afastamento, junto aos demais documentos que serão exigidos para efetivar a sua inscrição.

4.2   Do bolsista exige-se:

a)  elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação do PPGE/UFBA e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa;

b)  dedicar-se integral e exclusivamente às atividades do projeto;

c)  não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;

d)  produzir um artigo ligado à temática do projeto de pesquisa e submetê-lo em periódico Qualis B4 a A1 até o final do estágio pós-doutoral;

e)  restituir à CAPES os recursos recebidos irregularmente, quando apurada a não observância das normas do PNPD, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia a sua vontade ou doença grave devidamente comprovada e fundamentada. A avaliação dessas situações fica condicionada à análise e deliberação pela Diretoria Executiva da CAPES, em despacho fundamentado.

5.     Das Inscrições

5.1  As inscrições estarão abertas de 28 de setembro a 19 de outubro de 2018, via e-mail ou presencial na Secretaria do PPGE, e condicionada à entrega dos seguintes documentos:

a)  ficha de inscrição de candidato (anexo 1);

b)  declaração de aceite das normas estabelecidas neste edital (anexo 2);

c)  Currículo Lattes (candidatos estrangeiros deverão anexar currículo no formato da Portaria nº 86/2013-CAPES e documentação comprobatória);

d)  plano de trabalho junto ao Programa de Pós-Graduação em Economia com projeto de pesquisa a ser desenvolvido e indicação da Linha de Pesquisa do Programa à qual as atividades estarão vinculadas (anexo 3);

e)  diploma de Doutorado ou Ata de Defesa de Tese.

5.2  Serão indeferidas inscrições cuja documentação estiver incompleta ou for submetida fora do prazo estabelecido neste edital.

5.3  As inscrições serão homologadas em reunião do Colegiado do PPGE/UFBA ou ad referendum pela sua Coordenação após consulta ao corpo docente.

5.4  A seleção visa suprir as duas áreas de concentração do PPGE (Área 01 – Desenvolvimento Econômico e Área 02 – Economia Aplicada) com bolsistas para realização do estágio pós-doutoral.

5.5  Poderão se inscrever candidatos de ambas as áreas, porém, no ano 2018, o PPGE/UFBA priorizará os candidatos destinados à Área 02: Economia Aplicada, obedecendo uma decisão do Colegiado do PPGE, de 01 de setembro de 2017, que determinou a alternância da bolsa entre as duas áreas de concentração do Programa, com vigência limitada a 12 meses.

5.6  Não havendo candidatos habilitados para área de concentração desejada, o PPGE/UFBA selecionará os candidatos inscritos na outra área, conforme ordem estabelecida pela comissão de avaliação.

6.     Do Processo Seletivo

6.1  O processo de seleção será baseado na análise do perfil acadêmico dos candidatos, que será avaliado através do currículo apresentado e de acordo com o barema disponível no Anexo 4; e na avaliação do Plano de Trabalho submetido a partir de pareceres elaborados e notas atribuídas por uma Comissão de Avaliação constituída por professores do PPGE/UFBA.

6.2  A Comissão de Avaliação será formada em reunião do Colegiado do Programa ou ad referendum pela sua Coordenação após consulta ao corpo docente.

6.3  Para avaliação do Plano de Trabalho, serão consideradas a qualidade técnico científica e a pertinência quanto à área e à linha de pesquisa de atuação do supervisor pretendido. Ao projeto será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos por cada um dos membros do Comitê de Avaliação, conforme barema constante do Anexo 5. A nota final do projeto será resultante da média aritmética das notas dos avaliadores.

6.4  A nota final do candidato será a média ponderada das notas na avaliação curricular, com peso 4 (quatro), e na avaliação do projeto de pesquisa, com peso 6 (seis).

6.5  A lista de aprovados e notas dos candidatos, juntamente com os pareceres que as sustentam, serão documentados em ata redigida pela Comissão de Avaliação e homologadas em reunião ordinária do Colegiado do PPGE/UFBA.

7.     Da indicação

7.1  A indicação do bolsista PNPD pelo PPGE/UFBA à CAPES seguirá a lista classificatória da Comissão de Avaliação.

7.2  Caso, por qualquer motivo, o candidato indicado não possa assumir a bolsa PNPD, será indicado o candidato imediatamente subsequente, considerando-se a ordem decrescente do Resultado Final.

7.3  Caso nenhum dos candidatos aprovados possa ser indicado à bolsa PNPD durante a vigência normal do projeto, a indicação do novo bolsista deverá obedecer a um novo processo de seleção, em conformidade com os termos apresentados no presente Edital.

8.     Do calendário

8.1  O processo de seleção do bolsista obedecerá ao seguinte cronograma:

Cronograma

Período

Lançamento do Edital

24/09/2018

Período de inscrições

28/09 a 19/10/2018

Divulgação do deferimento das inscrições

Até 25/10/2018

Análise da Comissão de Avaliação

26/10 a 01/11/2018

Resultado parcial

05/11/2018

Interposição de recursos ao resultado parcial

06 e 07/11/2018

Análise de recurso(s) interposto(s)

08 e 09/11/2018

Resultado final

12/11/2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8.2  O resultado de cada uma das etapas do processo seletivo será publicado, obrigatoriamente antes da aplicação da etapa seguinte, na página eletrônica pública do Programa (www.ppgeconomia.ufba.br). Do resultado parcial do processo seletivo, caberá recurso devidamente fundamentado, no prazo de até 02 dias úteis a contar da publicação do resultado da etapa. Na hipótese de o recurso não ser analisado e decidido antes da etapa subsequente, fica assegurado ao candidato, a sua participação na mesma sub judice.

9.     Das disposições finais

9.1  Casos omissos serão avaliados pela Coordenação do PPGE/UFBA e, se necessário, pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Economia.

9.2  A concessão da bolsa é regida, em última instância, pela Portaria nº 86/2013-CAPES, de 03 de julho de 2013.

 

Informações:

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia. Faculdade de Economia da UFBA. Praça da Piedade, n. 06.Centro – Salvador, Bahia. CEP: 40.060-300. Fone: (71) 3283-7542/7543. E-mail: ppge@ufba.br.

Website: www.ppgeconomia.ufba.br.

 

Ou pelo site: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes.

 

Salvador, 24 de setembro de 2018.

 

 

Livio Andrade Wanderley

Coordenador do PPGE/UFBA

Categoria: 
Notícias