Estrutura dos Cursos

A estrutura dos cursos do PPGE (Mestrado e Doutorado) prevê três etapas de formação, preenchidas por elencos distintos de disciplinas: obrigatórias, optativas de área de concentração e optativas gerais.

As disciplinas obrigatórias, abordam os princípios e os desenvolvimentos teóricos fundamentais da Ciência Econômica, além de fornecerem um instrumental quantitativo adequado para o tratamento das questões específicas da análise das questões econômicas.

As disciplinas optativas de área de concentração têm por objetivo focalizar os conhecimentos adquiridos em problemas específicos de investigação.

Outras disciplinas da área por ele escolhida ou da outra área podem ser cursadas, sendo computadas como disciplinas optativas gerais. As disciplinas optativas gerais são consideradas de domínio conexo e visam dar continuidade aos estudos realizados.

Este modele permite, então, o entendimento da realidade em cortes específicos, porém ligados às perspectivas propostas. O aluno deve selecionar disciplinas de domínio conexo concentrando-se naquelas que auxiliem e facilitem a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso. Mediante acordo com o respectivo orientador, abre-se a possibilidade de cursar disciplinas em outro Programas de Pós-Graduação.

Além das disciplinas que integram o corpo dos cursos, os alunos desenvolverão as atividades curriculares obrigatórias, que complementam o currículo e são características de cada curso.