O Curso de Doutorado em Economia do PPGE realiza, anualmente, uma seleção pública para absorção de candidatos conforme regras estabelecidades em edital próprio. Poderão candidatar-se a este Processo de Seleção, portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de Mestrado, brasileiros e estrangeiros. O número de vagas é definido anualmente pelo Colegiado do PPGE, mas, nos dois primeiros anos de funcionamento do Curso, o Doutorado registrou o ingresso de 10 (dez) alunos por ano. O processo seletivo consiste de duas fases, a saber:
I - Avaliação do projeto de pesquisa;
II - Avaliação curricular e entrevista.
No ato de inscrição, o candidato deve optar por uma das áreas de concentração do Programa e apresentar um projeto de pesquisa, com a definição clara da linha de pesquisa pleiteada. Não sendo permitido ao aluno, em nenhuma hipótese, que mude de área ou linha de pesquisa definida no ato da inscrição.
A estrutura curricular do PPGE está organizada em torno de duas áreas de concentração, sendo estas subdivididas em duas linhas de pesquisa, conforme demonstrado abaixo:
Área de Concentração 1 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
A) Linhas de Pesquisas:
A1) - Economia Política do Desenvolvimento
A2) - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
Área de Concentração 2 - ECONOMIA APLICADA
B) Linhas de Pesquisas:
B1) - Economia do Trabalho e da Empresa
B2) - Microeconomia e Macroeconomia Aplicada
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO
Os seguintes documentos deverão ser apresentados no ato da inscrição:
- Formulário de Inscrição preenchido, no formato disponível no site do PPGE (http://www.ppgeconomia.ufba.br).
- Comprovante de pagamento conforme tabela de valores atualizada da UFBA, a ser efetuado através de Guia de Recolhimento da União (GRU) – disponível em: http://www.sgc.ufba.br/
- Fotocópia do Diploma ou Certificado de conclusão de curso de mestrado (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração). Será aceito o diploma, devidamente registrado, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para curso de mestrado concluído no exterior, será aceito apenas o diploma, desde que revalidado por instituição de ensino superior no Brasil. Todo documento expedido em língua estrangeira somente será considerado se traduzido para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.
- Fotocópia do Histórico Escolar do Mestrado (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração). No histórico escolar do candidato devem constar o número de créditos obtidos e as disciplinas em que o candidato foi aprovado.
- Uma foto 3x4.
- Fotocópia (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração) dos seguintes documentos: CPF, Cédula de Identidade, Título de Eleitor, comprovação da última votação ou certidão de quitação eleitoral e Carteira de Reservista (para candidatos do sexo masculino).
- Para candidato estrangeiro: fotocópia (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração) do Passaporte ou Registro Nacional do Estrangeiro, expedida pela Polícia Federal Brasileira.
- Cópia impressa do Curriculum Vitae, acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios (autenticados ou conferidos com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração).
Português, Brasil