Infraestrutura

Infraestrutura: Laboratórios

 
A Faculdade de Economia dispõe de dois laboratórios de informática, sendo um deles, com 10 computadores, de uso exclusivo da pós-graduação, e outro, equipado com, pelo menos, 20 máquinas, destinado aos estudantes da graduação, sendo permitido o uso compartilhado pelos estudantes de pós-graduação. Estes computadores estão interligados em rede, com acesso direto à Internet, pelo Sistema UFBA. O laboratório muito tem contribuído para as pesquisas individuais dos alunos, confecção de seus textos, trabalhos de cursos e dissertações. Além disso, tem permitido que algumas disciplinas, principalmente Econometria e Matemática, sejam ali ministradas, proporcionando assim uma multiplicação dos benefícios acadêmicos.
 
Infraestrutura: Recursos de Informáticas
 
Todos os professores dispõem de computadores e impressoras pessoais em suas salas de trabalho. Estes recursos estão interligados por rede de fibra ótica com a internet. Estão também ligados a uma rede interna que permite compartilhamento de arquivos e programas.
 
A página do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) tem sido atualizada como instrumento de divulgação e interatividade, beneficiando a visibilidade do programa. Portanto, a página do Programa na internet (http://www.ppgeconomia.ufba.br) foi modificada com a introdução de informações relativas à estrutura do programa, currículo, disciplinas etc. Além disso, introduziram-se currículos dos professores com referências à produção principal dos docentes. A página do PPGE foi reestruturada pela Coordenação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFBA para atender às exigências da CAPES, de modo a refletir melhor as informações inseridas na Plataforma Sucupira.
 
Ainda em relação ao site do Programa, a aba de Teses e Dissertações foi reformulada e agora direciona o usuário diretamente para o acervo digital da UFBA (Repositório Institucional), que disponibiliza acesso aos trabalhos acadêmicos produzidos em todos os cursos da UFBA, inclusive à produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Economia. Esta mudança oferece uma melhor experiência ao usuário, pois o Repositório dispõe de mecanismos mais avançados de pesquisa e o acesso aos trabalhos de outros cursos proporciona uma maior riqueza de olhares sobre o tema a ser pesquisado.
 
No mais, o Programa de Pós-Graduação em Economia dispõe de equipamentos de informática nas salas de aula, o que permite a utilização de recursos multimídia e favorece o enriquecimento da relação de ensino-aprendizagem. 
 
Infraestrutura: Biblioteca
 
A Biblioteca foi inserida no regimento da Faculdade de Economia no ato da sua fundação, em 1905. É uma Biblioteca setorial subordinada ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia.
 
1 ESTRUTURA
 
A biblioteca está localizada numa área física de 466,82 m2. A mesma possui instalações climatizadas, amplas e iluminadas, conta ainda com dispositivos de informática que permite a digitalização do acervo que faz parte da biblioteca, assim como do sistema de empréstimo aos usuários e segurança do acervo.
 
2 ACERVO
 
O acervo é atualizado por meio de recursos orçamentários, de oportunidades de doações e dos poucos recursos advindos dos projetos acadêmicos. Atualmente possui cerca de 39.042 exemplares e 11.672 títulos, dentre livros, folhetos, periódicos, dissertações, teses, cds e dvds. A biblioteca conta com uma importante seção de periódicos com 274 títulos nacionais e estrangeiros. Possui ainda uma videoteca constituída por 120 fitas de videocassete.
 
O acervo é composto pelas seguintes coleções:
 
Referência - Essa seção está composta com acervo apenas de consulta na biblioteca como manuais, dicionários, catálogos, anais, bibliografias etc.
 
Graduação - Esse acervo compõe-se de coleções básicas e didáticas mais direcionadas para o curso de graduação em Ciências Econômicas, o que não exclui a utilização do acervo pelos demais usuários.
 
Pós-graduação- Essa seção é composta com acervo de pesquisa, contendo ainda, livros estrangeiros, teses, dissertações, séries do Programa de Pós-Graduação em  Ciências Econômicas e coleções de pesquisa de outros centros.
 
Economia Baiana - Essa coleção é praticamente formada por publicações oficiais referentes à economia baiana.
 
Seção de Periódicos - A seção se encontra organizada alfabeticamente com uma divisão entre os periódicos nacionais e estrangeiros. Há uma seção de duplicatas que é utilizada para empréstimo ao usuário, pois essa demanda é muito constante. Encontra-se também, disponíveis para consulta, os trabalhos de conclusão de curso de Economia.
 
Coleção Memória dos Professores – Esse acervo compõe-se de materiais bibliográficos doados pelas famílias de economistas baianos e  ex-professores da Faculdade de Economia, tais como:  Victor Gradin, Edson Pita Lima, Nelson de Almeida Pinto, Sérgio Vieira, Milton Santos Filho, Jairo Simões, Rômulo Almeida, Guilherme Furtado, Antônio Plínio Pires de Moura ,  Osvaldo Guerra e Antônio Ricardo Dantas Caffé.  
 
3 PRODUTOS E SERVIÇOS
 
A Biblioteca oferece os seguintes produtos e serviços à comunidade acadêmica:
 
Empréstimos domiciliar para alunos, professores e técnico-administrativos  da UFBA;
 
Empréstimo entre bibliotecas;
 
Consulta e empréstimo, através do sistema informatizado Pergamum;
 
Renovação e reserva de publicações pela Internet;
 
Acesso a texto completo dos trabalhos de conclusão de curso, das dissertações e teses produzidas na UFBA, através do Repositório Institucional(RI);
 
Orientação na normalização de trabalhos técnico-científicos, segundo normas da ABNT;
 
Levantamento bibliográfico sobre temas especializados em bases de dados nacionais e internacionais, mediante solicitação do usuário à Biblioteca;
 
Treinamento de usuários: orientação sobre uso do sistema Pergamum e Portal de Periódicos CAPES, atualização em normalização bibliográfica, palestras sobre utilização dos serviços oferecidos pelo SIBI/UFBA e outros;
 
Orientação sobre fontes de informação na área de Economia;
 
Catalogação na fonte de Trabalhos de Conclusão de Cursos da Graduação e dissertações/teses apresentadas e defendidas no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Economia, dentre outros.
 
Acesso ao Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) através do link: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez10.periodicos.capes.gov.br/index.ph... Ele é feito em terminais ligados à internet por meio de provedores de acesso autorizados nas instituições participantes. O acesso às bases de dados de resumos é livre e gratuito aos usuários autorizados.   É uma base de dados com textos completos, em pdf, disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, livros, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.
 
Outras Informações
 
Ainda em relação a infraestrutura, em 2018, foram reformado e aditado novas salas de estudos para os discentes do PPGE, tal que uma se presta para estudos em grupo e outra com espaço para estudo individual, ambas equipadas como os devidos meios didáticos para o aproveitamento nos estudos.
 
Os recursos financeiros empregados são provenientes do PROAP e do orçamento da Faculdade de Economia e de participação em editais patrocinados por agências de fomento ao ensino e à pesquisa, entre elas a FINEP. Tem-se obtido também recursos para pesquisa, passagens para participação em congressos internacionais, bolsas de pesquisas para estudantes, junto a várias outras instituições de fomento à pesquisa científica, a exemplo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e organizações internacionais.

 

Português, Brasil