Mestrado

O Curso de Mestrado em Economia (CME) é gratuito, tem duração de 2 anos, e oferece 15 vagas anualmente para os alunos regulares (ingressantes através do Exame ANPEC). Além disso, são ofertadas vagas para alunos estrangeiros, cujo quantitativo é definido anualmente pelo Colegiado. O Mestrado em Economia possui natureza acadêmica e tem como pré-requisito para a ingresso que o candidato possua nível superior completo em qualquer área do conhecimento. As aulas são ministradas em período integral e concentradas no prédio da Faculdade de Economia da UFBA.

O aluno regular do CME é selecionado através de exame anual realizado pela Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (ANPEC), conforme calendário divulgado anualmente no site (http://www.anpec.org.br) da associação e de acordo com as regras do PPGE, divulgadas em editais internos.

As provas escritas do Exame de Seleção consistem de provas de Economia, Métodos Quantitativos, e de Prova de Idioma. Para o PPGE, as provas de Economia e Métodos Quantitativos possuem peso de 100%, distribuídos entre as avaliações sobre Macroeconomia (20%); Microeconomia (20%); Estatística (20%); Matemática (20%) e Economia Brasileira - prova objetiva (20%). O PPGE desconsidera as provas de Inglês e a parte subjetiva da prova de Economia Brasileiro na elaboração do seu resultado final com listagem classificatória.

O resultado do Processo Seletivo será expresso pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das provas consideradas pelo Programa, classificando os candidatos aprovados, em ordem decrescente, e obedecido o número de vagas. Eventuais empates serão resolvidos, sucessivamente, pela média aritmética das notas obtidas nas disciplinas de macroeconomia e microeconomia.

Após a divulgação do resultado final do concurso ANPEC, o candidato deverá ficar atento aos e-mails enviados pela Secretaria do PPGE/UFBA, onde serão postadas todas as informações necessárias para o processo de matrícula.

Aqueles que residem fora de Salvador deverão enviar a documentação autenticada em cartório local, e os que residem em Salvador poderão trazer os originais e cópias para ser autenticados na Secretaria do PPGE.

Abaixo, informamos a documentação necessária para matrícula de aluno regular, a qual deverá ser apresentada juntamente com os originais, atualizada e em perfeito estado:

01 via dos formulários ANPEC 1 e 2 (site ANPEC).

02 cópias do Cadastro de Aluno (site PPGE).

02 cópias do Diploma de Graduação (frente e verso);

02 cópias do Histórico escolar da graduação;

02 cópias do RG;

02 cópias do CPF;

02 Cópias da Certidão de Quitação Eleitoral, que pode ser obtida no site do TRE.

02 cópias do Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino);

02 cópias de comprovante residencial;

01 foto 3X4.