Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Economia da UFBA seleciona candidatos para seus cursos em até quatro modalidades, a saber:
 
 

Aluno Regular do Mestrado

O Curso de Mestrado em Economia (CME) é gratuito, tem duração de 2 anos, e oferece 15 vagas anualmente para os alunos regulares (ingressantes através do Exame ANPEC). Além disso, são ofertadas vagas para alunos estrangeiros, cujo quantitativo é definido anualmente pelo Colegiado. O Mestrado em Economia possui natureza acadêmica e tem como pré-requisito para a ingresso que o candidato possua nível superior completo em qualquer área do conhecimento. As aulas são ministradas em período integral e concentradas no prédio da Faculdade de Economia da UFBA. O aluno regular do CME é selecionado através de exame anual realizado pela Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (ANPEC), conforme calendário divulgado anualmente no site (http://www.anpec.org.br) da associação e de acordo com as regras do PPGE, divulgadas em editais internos. As provas escritas do Exame de Seleção consistem de provas de Economia, Métodos Quantitativos, e de Prova de Idioma. Para o PPGE, as provas de Economia e Métodos Quantitativos possuem peso de 100%, distribuídos entre as avaliações sobre Macroeconomia (20%); Microeconomia (20%); Estatística (20%); Matemática (20%) e Economia Brasileira - prova objetiva (20%). O PPGE desconsidera as provas de Inglês e a parte subjetiva da prova de Economia Brasileiro na elaboração do seu resultado final com listagem classificatória. O resultado do Processo Seletivo será expresso pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das provas consideradas pelo Programa, classificando os candidatos aprovados, em ordem decrescente, e obedecido o número de vagas. Eventuais empates serão resolvidos, sucessivamente, pela média aritmética das notas obtidas nas disciplinas de macroeconomia e microeconomia. Após a divulgação do resultado final do concurso ANPEC, o candidato deverá ficar atento aos emails enviados pela Secretaria do PPGE/UFBA, onde serão postadas todas as informações necessárias para o processo de matrícula. Aqueles que residem fora de Salvador deverão enviar a documentação autenticada em cartório local, e os que residem em Salvador poderão trazer os originais e cópias para ser autenticados na Secretaria do PPGE. Abaixo, informamos a documentação necessária para matrícula de aluno regular, a qual deverá ser apresentada juntamente com os originais, atualizada e em perfeito estado:

• 02 cópias do Cadastro de Aluno (site PPGE);

• 02 cópias do Diploma de Graduação (frente e verso);

• 02 cópias do Histórico escolar da graduação;

• 02 cópias do RG e CPF;

• 02 Cópias da Certidão de Quitação Eleitoral, que pode ser obtida no site do TER;

• 02 cópias do Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino);

• 02 cópias de comprovante residencial;

• 01 foto 3X4.

 

 

Aluno Regular do Doutorado

O Curso de Doutorado em Economia do PPGE realiza, anualmente, uma seleção pública para absorção de candidatos conforme regras estabelecidas em edital próprio. Poderão candidatar-se a este Processo de Seleção, portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de Mestrado, brasileiros e estrangeiros. O número de vagas é definido anualmente pelo Colegiado do PPGE, mas, nos dois primeiros anos de funcionamento do Curso, o Doutorado registrou o ingresso de 10 (dez) alunos por ano. O processo seletivo acontece de da seguinte forma: DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE ÁREA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO O processo de seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Economia da UFBA, na área de Desenvolvimento Econômico, será realizado mediante duas fases: I - Avaliação do projeto de pesquisa; II - Avaliação curricular e entrevista. DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE ÁREA: ECONOMIA APLICADA O processo de seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Economia da UFBA que optarem pela área de concentração de Economia Aplicada será realizado em duas fases: I - Prova objetiva presencial; II - Avaliação curricular e do projeto. No ato de inscrição, o candidato deve optar por uma das áreas de concentração do Programa e apresentar um projeto de pesquisa, com a definição clara da linha de pesquisa pleiteada. Não sendo permitido ao aluno, em nenhuma hipótese, que mude de área ou linha de pesquisa definida no ato da inscrição. A estrutura curricular do PPGE está organizada em torno de duas áreas de concentração, sendo estas subdivididas em duas linhas de pesquisa, conforme demonstrado abaixo: Área de Concentração 1 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO A) Linhas de Pesquisas: A1)- Economia Política do Desenvolvimento A2) - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente Área de Concentração 2 - ECONOMIA APLICADA B) Linhas de Pesquisas: B1) - Economia do Trabalho e da Empresa B2) - Microeconomia e Macroeconomia Aplicada DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO Os seguintes documentos deverão ser apresentados no ato da inscrição:

• Formulário de Inscrição preenchido, no formato disponível no site do PPGE (http://www.ppgeconomia.ufba.br);

• Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 115,00 (cento e quinze reais), a ser efetuado através de Guia de Recolhimento da União (GRU) – disponível no site da SUPAC/UFBA;

• Fotocópia do Diploma ou Certificado de conclusão de curso de mestrado (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração). Será aceito o diploma, devidamente registrado, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para curso de mestrado concluído no exterior, será aceito apenas o diploma, desde que revalidado por instituição de ensino superior no Brasil. Todo documento expedido em língua estrangeira somente será considerado se traduzido para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado;

• Fotocópia do Histórico Escolar do Mestrado (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração). No histórico escolar do candidato devem constar o número de créditos obtidos e as disciplinas em que o candidato foi aprovado. • Uma foto 3x4;

• Fotocópia (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração) dos seguintes documentos: CPF, Cédula de Identidade, Título de Eleitor, comprovação da última votação ou certidão de quitação eleitoral e Carteira de Reservista (para candidatos do sexo masculino);

• Para candidato estrangeiro: fotocópia (autenticada ou conferida com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração) do Passaporte ou Registro Nacional do Estrangeiro, expedida pela Polícia Federal Brasileira;

• Cópia impressa do Curriculum Vitae, acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios (autenticados ou conferidos com o original no ato da inscrição efetuada pessoalmente ou por procuração).

 

 

Aluno Estrangeiro

O Programa de Pós-Graduação em Economia da UFBA oferece anualmente vagas no Mestrado e no Doutorado, cujo quantitativo é definido pelo Colegiado, para estudantes estrangeiros oriundos de países que mantenham acordo de Cooperação Cultural, Científica e Tecnológica com o Brasil. Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão ser cidadãos de país com o qual o Brasil mantenha acordos, não possuírem visto permanente no Brasil e comprovarem proficiência em Língua Portuguesa. As inscrições acontecem em período definido pelo Colegiado do PPGE. Em relação às formas de custeio destes alunos no Brasil, os candidatos a alunos estrangeiros do PPGE deverão participar do Programa de Estudantes - Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da CAPES, onde concorrerão a bolsas para permanecer no país. Caso não sejam contemplados com bolsa PEC-PG, os alunos selecionados deverão cursar o Mestrado ou Doutorado com recursos próprios, ou com bolsa/auxílio de seu país, uma vez que a cota de bolsas do PPGE destina-se ao atendimento das demandas por parte dos alunos brasileiros. O processo seletivo para os alunos estrangeiros ocorrerá em duas etapas e o PPGE/UFBA oferecerá, anualmente, 02 (duas) vagas no Mestrado e 02 (duas) vagas no Doutorado. As inscrições estarão abertas no período definido no edital de cada ano e, na primeira etapa, os interessados deverão enviar, via e-mail, a seguinte documentação para análise e parecer deste Colegiado:

1) Diploma de graduação (para candidatos ao Mestrado) e Diploma de mestrado (para candidatos ao Doutorado). O diploma deverá estar devidamente autenticado pela autoridade consular brasileira no país de expedição do documento e traduzido por tradutor público juramentado para a Língua Portuguesa.

2) Histórico escolar com notas, traduzido para Língua Portuguesa.

3) Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS);

4) Curriculum Lattes atualizado;

5) Projeto escrito em Língua Portuguesa;

6) Passaporte atualizado.

OBS: Inscrições com documentação incompleta serão desconsideradas. No segundo momento, após divulgação dos alunos selecionados, o PPGE encaminhará as Cartas de Aceite, as quais somente poderão ser enviadas após análise prévia dos projetos e parecer favorável do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Economia.

Para efetivação das matrículas, os candidatos deverão encaminhar à Secretaria do PPGE os seguintes documentos complementares:

a) Documentos de Identificação/CPF;

b) Comprovante de Residência;

c) Formulário de Dados Cadastrais (com foto 3X4).

 

ENDEREÇO PARA POSTAGEM:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

Praça Treze de Maio, n. 06, 5º Andar, Sala 502.

Centro, Salvador-BA. CEP 40060-300.

 

 

Aluno Especial

O PPGE oferece semestralmente vagas na categoria aluno especial, respeitando os prazos do calendário academico da UFBA. A inscrição nesta modalidade limita-se ao total de até 04 (quatro) componentes curriculares, respeitando o limite máximo de até 02 (dois) componentes curriculares por semestre.

Instruções para a inscrição:

Para participar da seleção, o candidato deverá se inscrever na Secretaria do PPGE, conforme cronograma disponibilizado e no prazo definido no calendário acadêmico. A inscrição se dará em conformidade com a oferta semestral de disciplinas do PPGE, e estará condicionada ao pagamento de uma taxa no valor de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais). Caso seja selecionado, o candidato deverá ainda efetuar novo pagamento, no valor de R$ 170,00 (cento e setenta reais), para efetivação da matrícula em até 02 disciplinas.

A matrícula nas disciplinas selecionadas ficará condicionada à oferta do componente no atendimento das demandas mínimas por parte dos alunos regulares.

Geração do Boleto:

No site da Secretaria Geral de Cursos da UFBA (http://www.supac.ufba.br), vá em Serviços Acadêmicos/Boletos e clique em Geração de Boletos. Na página seguinte, escolha a opção Gerar nova GRU e, no item SERVIÇO, indique a opção Inscrição para Seleção (Aluno Especial de Pós-Graduação), para inscrição, ou a opção Matrícula de Aluno Especial Mestrado, para pagamento da taxa de matrícula, conforme o caso. Preencha os espaços apropriados com os dados solicitados para gerar o Boleto. Após a impressão do documento, recolha o valor em qualquer agência do Banco do Brasil e apresente o comprovante de pagamento original nesta Secretaria, juntamente com a documentação exigida.

Documentação necessária:

• Diploma de Graduação ou Certificado de provável concluinte;

• Histórico escolar;

• RG e CPF.

• Foto 3X4;

• Documento de Quitação com a Justiça Eleitoral;

• Documento de Quitação com o Serviço Militar.

 

 
Os interessados deverão atentar para os editais e prazos específicos de cada modalidade e encaminhar à Secretaria do PPGE as documentações exigidas.