Publicação - É tudo novo, de novo

 

Nas últimas 4 décadas, empresas e seus representantes têm reiterado narrativas de que grandes mudanças no mundo do trabalho obrigariam adaptações de trabalhadores e das suas instituições, ou viveriam desastres nos mercados de trabalho.

O livro “É tudo novo, de novo”, do professor do PPGE (UFBA) Vitor Filgueiras, analisa esses discursos das “novidades”, repetidos incessantemente no capitalismo contemporâneo, apresentando seus argumentos e suas contradições, de modo a desnudar seus verdadeiros objetivos: a legitimação da destruição dos limites (ainda existentes) à exploração e o aprofundamento da assimetria entre capital e trabalho.
 
O livro apresenta resultados de projetos de pesquisa e extensão integrados ao PPGE, a saber:
 
O projeto “Caminhos do Trabalho: tendências, dinâmicas e interfaces, do local ao global”, parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 5ª Região, iniciado em 2017 e ainda em curso. (https://www.instagram.com/caminhosdotrabalho/)
Interessados no projeto podem consultar o link: https://t.co/NHAlvhEgNq
 
O Projeto “Vida Pós Resgate: Trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravos: investigação dos seus destinos e análise das políticas públicas de assistência”, também iniciado em 2017 e ainda em execução, parceria entre a UFBA e a Procuradoria Geral do Trabalho (PGT). (https://delta87.org/2020/12/trabalho-analogo-escravo-brasil-projeto-vida-pos-resgate/?lang=pt-br) (https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/11/familias-serao-assentadas-em-fazendas-agroecologicas-apos-resgate-de-trabalho-escravo.shtml)
 
A pesquisa “Os impactos jurídicos, econômicos e sociais da reforma trabalhista: análise teórica e empírica das experiências internacionais”, realizada em 2018 e 2019, e financiada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
 
A pesquisa realizada na Espanha, em 2020, “Impactos da reforma trabalhista: comparação entre Brasil e Espanha”, uma parceria entre a UFBA e a Universidade Complutense de Madrid, como parte do programa CAPES-Print (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
 
 
Vitor Araújo Filgueiras
 
Data e Hora: 
31/12/2021
Local: 
Salvador
Valor: 
Consulte o valor