RETIFICAÇÃO - EDITAL PÚBLICO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO – CURSO DE MESTRADO EM ECONOMIA – ANO LETIVO 2018

EDITAL PÚBLICO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO (EDITAL RETIFICADO)

CURSO DE MESTRADO EM ECONOMIA – ANO LETIVO 2018

 

O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA) torna público o presente edital, publicado no endereço eletrônico http://www.ppgeconomia.ufba.br, com as normas do concurso público de seleção e admissão ao corpo discente do Curso de Mestrado em Economia (Mestrado Acadêmico) no ano letivo de 2018.

 

1.      Das Vagas:

 

1.1.  Fica fixado em 15 (quinze) o número de vagas disponibilizadas para o Curso de Mestrado em Economia do PPGE/UFBA no ano letivo de 2018, as quais serão preenchidas, até o limite acima mencionado, por candidatos classificados e aprovados exclusivamente através do Exame ANPEC, conforme as regras internas do Programa e em conformidade com as normas de reservas de vagas estabelecidas na Resolução Nº 01/2017 do Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA (https://ppgeconomia.ufba.br/resolucao-012017-cae-reserva-de-vagas-na-pos-graduacao).

 

1.2.  Conforme disposto na Resolução Nº 01/2017 do Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA, o acesso do estudante ao Curso de Mestrado em Economia do PPGE/UFBA dar-se-á por meio de quatro modalidades de vagas, a saber:

 

I - vagas de Ampla Concorrência: aquelas que não estão submetidas a nenhuma modalidade de reserva de vagas;

II - vagas reservadas para candidatos autodeclarados Negros (pretos e pardos), optantes por esta modalidade;

III - vagas reservadas para candidatos autodeclarados indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), optantes por esta modalidade; e

IV - vagas para estrangeiros, legislada por resolução própria, emitida pelo Conselho Acadêmico de Ensino.

 

1.3.  Do total de vagas ofertadas, serão asseguradas 05 vagas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), optantes por esta modalidade de reserva de vagas, em conformidade com a Resolução Nº 01/2017 do Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA.

 

1.4.  Em conformidade com a Resolução Nº 01/2017 do Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA, além do número de vagas ofertadas pelo Programa, serão admitidos até quatro estudantes (vagas supranumerárias), sendo uma vaga para cada uma das categorias de identificação, a saber: indígena, quilombola, pessoa com deficiência e pessoa trans (transexuais, transgêneros e travestis), desde que se autodeclararem e confirmem sua condição de optante no campo específico do Formulário de Autodeclaração, disponível no site do PPGE (www.ppgeconomia.ufba.br), referente a esta modalidade de reserva de vagas.

 

1.5.  As vagas para estrangeiros são estabelecidas conforme Resolução do Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA.

 

1.6.  Em conformidade com o disposto no artigo 17 do Regulamento Interno do PPGE, não será permitida a seleção, através do Exame ANPEC, de candidato que foi aluno regular do Mestrado, e que já tenha sido desligado do Curso duas vezes.

 

1.7.  O aluno que ingressar pela segunda vez no Mestrado, e que já tenha todos os créditos concluídos em condições de aproveitamento, deverá realizar a defesa da dissertação no prazo improrrogável de 12 (doze) meses, a partir da data da matrícula.

 

2.      Inscrição:

 

2.1.  Para integrar o corpo discente do Curso de Mestrado em Economia do PPGE/UFBA, exige-se curso de graduação completo em qualquer área do conhecimento.

 

2.2.  O processo de seleção de candidatos ao Mestrado em Economia do PPGE/UFBA será realizado com base no exame de seleção da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) – 2018.

 

2.3.  Cada candidato deverá providenciar sua inscrição no Exame de Seleção Nacional da ANPEC Ano 2018, e deve indicar o Curso de Mestrado em Economia do PPGE/UFBA como opção de escolha no ato de inscrição. As inscrições para o Exame Nacional de Seleção 2018 serão realizadas de 01/06 a 31/07/2017. As provas do Exame serão realizadas nos dias 27 e 28/09/2017.

 

2.4.  É obrigação de todo candidato inscrito no Exame ANPEC a leitura do Manual do Candidato, disponível no website http://www.anpec.org.br, e se informar acerca das regras do PPGE/UFBA para o processo seletivo.

 

2.5.  Os candidatos que selecionarem o PPGE/UFBA como centro de interesse e que, nos termos da Resolução Nº 01/2017 do Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA, se autodeclararem negros (pretos e pardos) e/ou indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), e sejam optantes ou não por reserva de vagas, deverão encaminhar à Secretaria do PPGE, exclusivamente via e-mail para o endereço ppge@ufba.br, o Formulário de Autodeclaração, disponível no site do PPGE/UFBA (www.ppgeconomia.ufba.br), devidamente preenchido e assinado até o dia 31/07/2017.

 

3.      Processo de Seleção e Admissão:

 

3.1.  A Seleção para o Mestrado Acadêmico em Economia do PPGE/UFBA acontecerá, via Exame ANPEC, nos seguintes prazos:

 

Inscrições no Exame ANPEC 2017

01/06 a 31/07/2017

Realização das Provas

27 e 28/09/2017

Manhã e tarde

Divulgação do gabarito na internet

02/10/2017

10:00

Prazo para recursos

2/10/2017

10:00 às 12:00

Divulgação do resultado no Portal do Candidato

http://www.anpec.org.br

03/11/2017 - 14 horas

Semanas de Convite

7/11/2017 a 21/11/2017

Primeira Rodada

22/11/2017 a 24/11/2017

Segunda Rodada

27/11/2017 a 28/11/2017

Terceira Rodada

29/11/2017 a 30/11/2017

Matrícula

Conforme calendário acadêmico da UFBA.

Início das aulas

Conforme calendário acadêmico da UFBA.

 

3.2.   A seleção de candidatos ao Curso de Mestrado Acadêmico em Economia da UFBA consistirá das provas integrantes do Exame de Seleção da ANPEC 2018, que acontecerá nos dias de 27 e 28 de setembro de 2017, conforme cronograma próprio.

 

3.3.  Informações adicionais sobre normas gerais do Exame, datas, duração, cidades de realização das provas, divulgação dos resultados, programa das provas e bibliografia, e outras informações sobre as provas, podem ser obtidas no Manual do Candidato, disponível no site: http://www.anpec.org.br.

 

3.4.  O Exame de Seleção ANPEC consistirá de provas das matérias Economia, Métodos Quantitativos, e de Prova de Idioma.

 

3.5.  Para o PPGE/UFBA, as provas correspondentes às matérias de Economia e Métodos Quantitativos integralizam 100% dos conceitos considerados para avaliação do candidato, tendo caráter classificatório, e versarão sobre os seguintes temas com seus respectivos pesos: Macroeconomia (20%); Microeconomia (20%); Estatística (20%); Matemática (20%) e Economia Brasileira - prova objetiva (20%).

 

3.6.  O PPGE/UFBA não considera a prova de Inglês e a parte subjetiva da prova de Economia Brasileira para efeito do cômputo da média final dos seus candidatos ao Mestrado.

 

4.      Resultado:

 

4.1.  O resultado da seleção será expresso pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das provas constantes no item 2.5 deste edital, e a classificação dos candidatos aprovados acontecerá em ordem decrescente até o preenchimento do número de vagas disponibilizadas.

 

4.2.  Nos casos de empate de candidatos na composição da nota final, fica definido como critério de desempate a média aritmética das notas obtidas nas provas de Macroeconomia e Microeconomia.

 

4.3.  Caso o critério anterior seja insuficiente para desempatar os candidatos, será considerado, como critério complementar, o escalonamento dos candidatos empatados a partir das maiores notas na prova de Economia Brasileira.

 

4.4.  A relação de candidatos selecionados, bem como daqueles desistentes ou eliminados, será divulgada no site do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFBA (http://www.ppgeconomia.ufba.br), seguindo o sistema de rodadas definido pela ANPEC, até o preenchimento das vagas indicadas neste edital.

 

5.      Recursos

 

5.1.  Dos resultados do concurso caberá recurso, de nulidade ou de recontagem, devidamente fundamentado, para o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFBA, no prazo de até 02 (dois) dias, após a divulgação dos resultados.

 

6.      Bolsas de Estudo:

 

6.1.  A aprovação do candidato no Processo Seletivo não lhe garante a obtenção de bolsa de estudos.

 

6.2.  Quando houver disponibilidade de bolsas dos órgãos oficiais (CAPES, CNPq e FAPESB), estas serão concedidas em ordem de classificação estabelecida pelo Resultado Final do Processo de Seleção publicado pelo PPGE/UFBA, primeiramente aos candidatos que não possuem renda ou àqueles com vínculo empregatício sem percepção de vencimentos, desde que cumpram os requisitos considerados para alunos regulares.

 

6.3.  A referida ordem de classificação se baseia na pontuação e no aceite definitivo através do sistema da ANPEC. Dessa forma a utilização do aceite condicional não garante a colocação do candidato.

 

6.4.  Conforme decisão do Colegiado do PPGE, de 18 de dezembro de 2012, um eventual candidato aprovado no processo de seleção 2017, que já tenha sido bolsista e, por qualquer motivo, tiver sido desligado do curso, independentemente de sua classificação no Exame ANPEC, não terá direito à bolsa de imediato, sendo direcionado à última classificação na lista de distribuição de bolsas.

 

6.5.  Havendo sobra de bolsas no Programa, após a contemplação dos alunos que não possuem renda ou daqueles com vínculo empregatício sem percepção de vencimentos, as cotas poderão ser direcionadas aos alunos com vínculo empregatício e percepção de rendimentos, desde que atendam às regras do programa de bolsas referentes à acumulação de bolsas.

 

7.      Documentação para matricula:

 

7.1. Documentação exigível para a matrícula no Curso de Mestrado em Economia:

 

a)    Ficha de Inscrição com os dados pessoais (ficha cadastral) (02 vias);

b)    02 (duas) fotos 3x4 recentes;

c)    Formulários ANPEC 1 e 2;

d)    Cópia do Diploma de Graduação devidamente assinado (frente e verso) ou comprovante de conclusão do Curso de Graduação (02 vias);

e)    Cópia do Histórico da graduação com assinaturas e carimbos do Colegiado do Curso (02 vias);

f)     Cópias legíveis e autenticadas de RG, CPF e Título de Eleitor acompanhado do comprovante de votação da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral (02 vias);

g)    Cópia do documento de quitação com o Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino (02 vias);

h)   Cópia do Passaporte, no caso de candidatos estrangeiros (02 vias).

 

Os diplomas dos cursos de graduação obtidos no estrangeiro deverão ser apresentados com tradução e autenticação consular brasileira.

 

8.      Disposições gerais:

 

8.1.  Local de informações: Secretaria do PPGE – Universidade Federal da Bahia – Faculdade de Economia – Programa de Pós-Graduação em Economia – Praça 13 de Maio, n. 6, 5º andar, Sala 502 - Centro - Salvador, BA - 40060-300 - (71) 3283-7542/7543 / 98726-4085. Website: http://www.ppgeconomia.ufba.br – E-mail: ppge@ufba.br.

 

8.2. Este edital é publicado no Boletim Oficial da UFBA e também afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFBA e disponível no site: http://www.ppgeconomia.ufba.br.

 

8.3. A realização da inscrição implica em irrestrita submissão do candidato ao presente edital.

 

8.4. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFBA decidirá sobre os casos omissos neste edital.

 

Salvador, 22 de junho de 2017.

Antônio Renildo Santana Souza

Coordenador do PPGE/UFBA