Características do Curso

A aprovação do projeto do Curso de Doutorado em Economia (CDE), em funcionamento desde o ano de 2014, representou um importante passo no contexto do plano de desenvolvimento da UFBA e de sua Faculdade de Economia pelas seguintes razões:

a) Tendo em vista a importância adquirida pela Universidade Federal da Bahia no âmbito estadual e regional, vindo a ser, por conseguinte, a mais prestigiosa instituição universitária do estado da Bahia e uma das mais expressivas da região Nordeste do país, a carência de um curso de Doutorado em Economia representava uma lacuna a ser suprida com urgência, posto que este cenário correspondia, no âmbito da Universidade, a uma rara ausência em uma área do conhecimento relevante. Neste sentido, o Projeto do Curso de Doutorado em Economia (CDE) se incorporou ao esforço de fortalecimento da área de Ciências Sociais Aplicadas da UFBA. A efetivação de tal projeto permitiu à instituição a introdução de ambiente propício para o desenvolvimento de importantes pesquisas nos vários campos da economia, abordando problemas atinentes ao estudo e análise do desenvolvimento econômico e da economia aplicada. Ainda mais, acrescenta-se a oportunidade de criação de um espaço de geração de sinergias para uma parcela importante de pesquisadores vinculados à UFBA e outras instituições nas áreas do conhecimento relacionadas com a economia;

b) Os docentes integrantes do curso do doutorado desenvolvem pesquisas que, entre outros aspectos importantes, apresentam interfaces com outras áreas, a exemplo da sociologia, da geografia, das ciências políticas, das relações internacionais, da administração, da saúde coletiva e da estatística, interconectadas com os conceitos e técnicas relacionadas com a economia. A criação do doutorado significou um ato crucial na consolidação destas pesquisas, representou uma relevante ação no plano de desenvolvimento da UFBA, no que se refere à sua inserção na sociedade e à extensão da transmissão e geração de conhecimentos junto a diversos segmentos sociais. A criação do doutorado significou um importante passo adicional nesta direção, estando em consonância com as demandas efetivas da sociedade por um programa dessa natureza.

c) A criação do doutorado proporcionou um novo tipo de engajamento dos docentes, permitindo o aprofundamento de suas atividades e interesses de pesquisa e docência em pós-graduação. Cabe salientar que, até recentemente, parte desse corpo docente mantinha vínculos com atividades de pós-graduação aquém de suas potencialidades. Assim, a UFBA passou a contar com um curso de doutoramento novo, vinculado a temática e procedimentos contemporâneos, o qual, simultaneamente, tem permitido a ampliação das atividades dos docentes envolvidos.

Português, Brasil