Intercâmbios Institucionais

O PPGE/UFBA perseguiu o objetivo de efetivar e manter intercâmbios institucionais com outras instituições nacionais e internacionais, os quais se efetivaram através de convênios e parcerias mediante  eventos, pesquisas e visita de professores para seminários e conferências. Os tipos de intercâmbios e a amplitude de cooperação estão descritos, a seguir:

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Participação de docente na rede de pesquisa interdisciplinar, vinculada ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RedeSist) coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Cassiolato. Responsável: Prof. Hamilton de Moura Ferreira Júnior

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMAS): Projeto de Pesquisa Valoração Econômica dos Recursos Naturais em Áreas Protegidas do Estado da Bahia, sendo desenvolvido em parceria como o Curso de Mestrado em Economia (CME/UFBA): Responsável: Profa. Gilca Garcia de Oliveira

Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia: Parceria com o Projeto Geografar, coordenado pela Profa. Dra. Guiomar Inez Germani (Pesquisadora 2 do CNPq). Responsável: Profa. Gilca Garcia de Oliveira.

Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia (SEI): Curso de Mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia promove anualmente, em parceria com o DESENBAHIA e a SEI, o Encontro de Economia Baiana. Responsáveis: Prof. Lívio Andrade Wanderley e Prof. Paulo Antônio de Freitas Balanco.

Convênio de cooperação com a Universidade Agostinho Neto - UAN - Luanda - Angola: Trata-se do desenvolvimento das atividade de ensino e de pesquisa e a implementação em nível de um curso Mestrado em Economia ofertado pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto. Este acordo de parceria entre a principal universidade pública da República de Angola e a Universidade Federal da Bahia, visa formar quadros técnicos do fluxo de graduação nas áreas de engenharia e ciências sociais aplicadas, através de deslocamentos periódicos dos professores do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFBA - PPGE (Cursos de mestrado e doutorado) para ministrarem disciplinas de Concorrência e Regulação Econômica, Economia dos Recursos Naturais e Meio Ambiente, Políticas Públicas e Desenvolvimento, Desenvolvimento Regional, Economia dos Recursos Hídricos, Organização Industrial e Economia da Energia, totalizando com uma participação direta de sete docentes do PPGE. Os professores deslocam duas vezes ao ano à Luanda onde permanecem por durante uma semana e ministram aulas que correspondem a um total de 50 horas, cabendo também as funções de orientação dos mestrandos e o desenvolvimento de estudos e pesquisas junto ao centro de investigação socioeconômica na República de Angola. Trata-se portanto, de aproximadamente 60 mestrandos referentes aos anos de 2013 e 2014. Essas atividades são baseadas nos acordos de cooperação técnica, acadêmica e científica inseridas no plano de cooperação entre o Brasil e Angola e as atividades envolvem a coordenação do projeto no Brasil - Curso de Mestrado em Economia (2013) e Programa de Pós-Graduação em Economia (2014). A Coordenação local em Angola coube a Faculdade de Economia na Universidade Agostinho Neto, na pessoas do Prof. Dr. Fernando Vunge. A Coordenação no convênio no Brasil coube ao Prof. Dr. Henrique Tomé da Costa Mata. Há previsão de defesa de dissertação de cerca de 10 mestrandos locais em 2015.

Université Paris XIII - França: Em atividades de ensino e pesquisa envolvendo intercâmbio de professores de ambas as instituições através de workshops, conferências, cursos e atividades de pós-doutoramento. Prof. Antônio Wilson Ferreira Menezes.

Geogia State University - USA: Em atividades de ensino e pesquisa envolvendo intercâmbio de professores e estudantes de ambas as instituições através de workshops, conferências, cursos e atividades de pós-doutoramento, complementação de formação de doutoramentos.

Universidade de santiago de Compostela: Em atividades de ensino e pesquisa envolvendo intercâmbio de professores e estudantes de ambas as instituições através de workshops, conferências, cursos e atividades de pós-doutoramento, complementação de formação de doutoramentos, e planos com fins de dupla titulação em nível de mestrado.

Em 2014, o Programa envidou esforços no sentido de realização de convidar um palestrante de padrão internacional para estimular o debate e reflexões sobre a metodologia na economia. Neste sentido, foi convidada a Profª. Maria Cristina Marcuzzo docente da Universiade de Roma para apresentar o seu artigo " A Methodological Agenda for New Economic Thinking". Tratou de uma abordagem crpitica e reflexixa que consta de B. Dasgupta (ed.) Non-Mainstream Dimensions of Global Political Economy- Global Crisis and Labour, Abingdon: Routledge 2013, pp. 115-28; Chinese tr. In Review of Western Economics (China Renmin University Press) vol. 3, n.1, September 2013. 24/11/2014. Esta apresentação com a presença de toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Economia, desde alunos de graduação, mestrado e doutorado em economia, entre muitos docentes.