Integração com a Graduação

Integração com a Graduação:Indicadores de integração com a graduação
 
A integração com a graduação se materializa através de diversas fórmulas, a saber:
 
1. ENSINO
 
Logo de início, há tradicional atividade de ensino, já que todos os professores do quadro docente do Programa são também professores do curso de graduação de bacharelado em Ciências Econômicas. Assim, a integração com o curso de graduação se faz de maneira prática no âmbito da Faculdade de Economia, pois os alunos de graduação fazem parte do mesmo ambiente acadêmico. No curso de graduação, as disciplinas de microeconomia, macroeconomia, econometria, organização industrial, economia política, economia monetária, economia internacional e desenvolvimento econômico, dentre outras, são ministradas por docentes do Programa.
 
2. ORIENTAÇÃO  
 
Atividades de orientação de trabalhos monográficos de conclusão de curso, os quais, em boa medida, estão integrados aos projetos de pesquisas dos docentes do Programa.
 
3. PESQUISA
 
Também o vínculo entre graduação e pós-graduação ocorre através da pesquisa e de seminários de pesquisas promovidos pelos professores do Programa com a participação de graduandos em projetos de pesquisa de professores. Neste sentido, chama-se a atenção para os estudantes bolsistas de graduação participantes dos programas de iniciação científica PIBIC e Permanecer, sob a orientação de professores do Programa.
 
4. NÚCLEO DE ESTUDOS CONJUNTURAIS  
 
Ainda, os professores do Programa participam de uma importante estrutura de integração sistemática com a graduação, o Núcleo de Estudos Conjunturais(NEC). Este Núcleo tornou-se atualmente uma das principais referências dos estudantes de graduação para inserção na atividade de pesquisa. Nesta atividade do NEC há ainda a presença de estudantes da pós-graduação, os quais realizam atividades de coordenação e estudos como bolsistas. No NEC alguns estudantes de graduação e da pós-graduação recebem bolsas, financiadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-BA), órgão do governo estadual.
 
O NEC congrega alunos do PPGE (mestrado e doutorado) e alunos da graduação, sendo que alguns destes últimos têm bolsas financiadas por órgãos governamentais. O NEC tem um blog na internet, onde são publicados relatórios de pesquisa, textos e a agenda de trabalho, além de periodicamente publica artigos sínteses de temas econômicos emergentes no Blog Bocão News, ligado a radio difusão e multimídia de Salvador.
 
As áreas de pesquisa do NEC são: 
 
a) Nível de atividade (indústria, comércio, serviços, agricultura), liderada pelo professor Uallace Moreira Lima;
 
b) Setor externo, liderada pelo professor Luiz Antônio Matos Filgueiras, e Economia Internacional, liderada pelo professor Paulo Antônio de Freitas Balanco;
 
c) Mercado de trabalho, liderada pelo professor Uallace Moreira Lima;
 
d) Setor público e política monetária, liderada pelo professor Uallace Moreira Lima;
 
e) Área especial, liderada pelo professor André Garcez Ghirardi.
 
5. EVENTO RELEVANTE
 
Anualmente, tem lugar dois grandes eventos, Encontro de Economia Baiana e Fórum de Economia Aplicada, importante eventos, realizado pela parceria entre o PPGE e diversos órgãos do Governo do Estado. Este evento tem como público principal os estudantes de economia da pós e da graduação da UFBA e de outras instituições de ensino.
 
6. PUBLICAÇÕES
 
Finalmente, por conta das atividades acima mencionadas, tem sido possível também a participação de discentes de graduação em publicações com docentes do Programa.
 
Integração com a Graduação: Estágio de docência
 
Os alunos da pós-graduação têm como atividade obrigatória o desenvolvimento, durante um semestre, de atividades junto ao curso de graduação na forma do estágio de docência. Trata-se de atividade docente com alunos de graduação em disciplinas ministradas por professores do Programa, os quais orientam esta atividade do pós-graduando. O estágio de docência proporciona a articulação entre a graduação e a pós-graduação, ao tempo em que contribui para a formação de novos quadros para o ensino superior em economia, além das repercussões positivas no amadurecimento do aluno de pós-graduação, o que favorece o seu desenvolvimento acadêmico.

 

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